
A Polícia Militar de Alagoas promoveu a formatura do Curso de Promotor de Polícia Comunitária (CPPC/2025), na manhã desta sexta-feira (12). O evento ocorreu no auditório do Tribunal de Contas de Alagoas e reuniu os formandos, autoridades e familiares para celebrar a qualificação de 98 policiais militares que ficam aptos a fortalecer a filosofia de polícia de proximidade no estado.
A turma foi composta por oito oficiais e 90 praças que, ao longo do mês de dezembro, foram capacitados nas diretrizes que norteiam o Policiamento Comunitário, por meio do Núcleo de Polícia Comunitária (NPC) da PM-AL. O modelo desta filosofia valoriza a parceria entre poder público e sociedade, construindo soluções conjuntas para a segurança e o bem-estar local.
.jpg)
Na cerimônia, cumprindo o rito institucional, um veterano em especial foi homenageado pela turma, desta vez de forma remota. O coronel da reserva remunerada Antônio Casado, atualmente vivendo nos Estados Unidos, foi um dos precursores e entusiastas da Polícia Comunitária em Alagoas, com larga experiência na área, sendo um dos responsáveis por contribuir para a consolidação da filosofia no estado.
.jpg)
Os três primeiros colocados no curso também foram agraciados. O sargento Rogério Santos alcançou a primeira colocação, seguido pela sargento Viviane Lúcia e pelo sargento Bruno Victor, 2º e 3º lugar, respectivamente. A cerimônia também foi marcada pela entrega de homenagens a pessoas que colaboraram com as atividades do CPPC/2025.
A solenidade foi presidida pelo comandante da Academia Militar, coronel Carlos Azevedo, que destacou o quanto a formação de novos promotores de polícia comunitária é importante.
“Formar uma turma como esta significa construir uma polícia ainda mais próxima, investindo na capacitação de policiais capazes de atuar com técnica e com habilidade na mediação de conflitos, além de estarem focados na prevenção”, destacou.
CPPC/2025
O Curso de Promotor de Polícia Comunitária teve início no último dia 1º de dezembro, com carga horária de 40 horas/aula. Ao longo do período formativo, os participantes tiveram aulas teóricas e práticas voltadas à resolução pacífica de conflitos, redes de proteção social, direitos humanos, mediação comunitária e estratégias de prevenção à violência.
.jpg)
Estiveram presentes, ainda, a promotora de Justiça e titular da Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial, Karla Padilha; o chefe da Assessoria Militar do Tribunal de Contas de Alagoas, coronel Ivaldo Aguiar; o comandante do 1º BPM, tenente-coronel Luiz Santos; o chefe do Centro de Gerenciamento de Crises, Direitos Humanos e Polícia Comunitária, tenente-coronel Diogo Perdigão; o diretor do Colégio da Polícia Militar da Capital, tenente-coronel Sidney Cunha; o comandante do Batalhão Rodoviário, tenente-coronel Thalvannes Ramos; e representando a Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa, o major Antônio Umbelino.