
O Governo de Sergipe iniciou, nesta quinta-feira, 5, mais uma edição do Encontro Express da Rede de Recursos Humanos do Estado. Realizada pela Superintendência-Geral de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Administração (SGRH/Sead), a iniciativa objetiva alinhar ações voltadas à gestão de pessoas e compartilhar boas práticas no âmbito da Administração Estadual. Neste primeiro encontro do ano, cuja programação se estenderá até esta sexta-feira, 6, no auditório da Sead, em Aracaju, os integrantes da Rede serão atualizados sobre a gestão do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, o eSocial, plataforma digital do Governo Federal que simplifica o envio de informações sobre as relações de trabalho no país.
Conduzido pela gerente-geral de Pagamento de Pessoal da Sead, Raphaela Maciel, e pelo assessor do SGRH Caio Jordão, o Encontro Express reúne os pontos focais do eSocial e os responsáveis pelo e-CAC nos órgãos e entidades da Administração Estadual. A fim de fortalecer a articulação entre os setores responsáveis pela gestão do eSocial no Governo de Sergipe, o encontro tem como tema principal a substituição da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF) e a adesão ao Programa Receita Social Autorregularização, disciplinado em portaria pela Receita Federal no último mês de dezembro, para promover a conformidade das obrigações tributárias acessórias relativas às informações do eSocial prestadas por órgãos públicos.
“O objetivo deste encontro é alinhar a atuação dos setores de administração financeira e de pessoal dos órgãos e entidades estaduais para que o eSocial e demais regulamentações sejam executados da melhor forma possível. Considerando a importância da temática e que ela envolve tarefas realizadas tanto pelos departamentos de pessoal quanto pelos setores contábil e financeiro, entendemos que a colaboração dos representantes do RH e das áreas contábeis é fundamental para o aprimoramento das práticas de gestão de pessoas na administração estadual”, explicou Raphaela.
Responsável por apresentar as novidades quanto à substituição da DIRF e à adesão ao Programa Receita Social Autorregularização, Caio Jordão destacou a necessidade de promover um alinhamento geral sobre o tema, dada a existência de diferentes níveis de maturidade acerca do eSocial entre os profissionais que atuam nos setores de pessoal do Estado. Em sua exposição, o assessor do SGRH contextualizou aspectos da implantação do eSocial e abordou aspectos operacionais da rotina dos servidores que lidam com o envio das informações trabalhistas para a plataforma do Governo Federal.
“Neste encontro, reunimos as equipes dos setores de recursos humanos do Estado para apresentar algumas funcionalidades novas do nosso sistema de folha, visando facilitar o trabalho do dia a dia, principalmente em relação à conferência do imposto de renda. Está havendo uma alteração, por parte dos órgãos federais, sobre a forma como temos que informar a retenção do imposto de renda sobre a nossa folha; então, apresentamos essas ferramentas no nosso sistema e demos orientações de cunho geral sobre os alinhamentos”, explicou o gestor governamental Caio Jordão.
Para Hanne Oliveira, servidora da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), o Encontro da Rede é essencial para que os profissionais que atuam na área de pessoal possam executar suas funções da melhor forma. “Espero que sempre haja muitos encontros como esse, para que a gente realmente consiga fazer tudo em conformidade com as orientações, garantindo que as informações sejam enviadas corretamente à Receita Federal e que os servidores também tenham suas informações completamente organizadas”, afirmou.
Segundo Felipe Ramos, servidor da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semac), o encontro foi bastante produtivo para esclarecer dúvidas. “As orientações que recebemos vão facilitar nosso trabalho no dia a dia, bem como prevenir a ocorrência de erros. Encontros como esse facilitam nosso trabalho e maximizam os resultados da nossa gestão”, avaliou.
Maria Lúcia dos Santos, servidora da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agerse), também considerou importante a realização de mais um encontro da Rede de Recursos Humanos. Conforme ressaltou, as orientações prestadas pela equipe do SGRH facilitam o trabalho cotidiano dos servidores que atuam na área. “Aderir a esse programa da Receita Federal facilita muito o nosso trabalho. Todas as informações prestadas nos auxiliam bastante para o envio correto das informações”, pontuou.