
Estudantes premiados em olimpíadas do conhecimento nacionais e internacionais que concorrem a uma vaga na USP na modalidade Competições do Conhecimento já podem conferir os aprovados na área do candidato no site da Fuvest neste link . Foram convocados 234 candidatos em mais de 100 cursos de graduação, nos sete campi da instituição, que devem realizar a matrícula em duas etapas virtuais para garantir a vaga: pré-matrícula e efetivação.
A pré-matrícula virtual deve ser realizada entre as 8h desta quarta-feira (11) e as 16h de quinta (12) e dependerá do preenchimento do formulário de matrícula no Sistema USP, clicando aqui e selecionando no campo “Forma de Ingresso” a opção Competições do Conhecimento. A efetivação da matrícula virtual ocorrerá entre as 8h de 23 de fevereiro e as 12h de 25 de fevereiro.
Em caso de dúvidas, o estudante pode entrar em contato pelos telefones: (11) 3091-3403/(11) 3091-3442 ou pelo e-mail: centraldematriculas@usp.br , no horário de atendimento das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Os candidatos não convocados poderão manifestar interesse na lista de espera entre as 8h de 19 de fevereiro e as 17h de 20 de fevereiro, em apenas um dos cursos para os quais optou por concorrer às vagas na inscrição do processo seletivo.
O ingresso por meio das olimpíadas do conhecimento é uma das quatro formas de acesso à graduação da USP, ao lado do vestibular da Fuvest, do Enem-USP e do Provão Paulista Seriado. Puderam participar nesta modalidade candidatos que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas ou privadas brasileiras, ou com equivalência reconhecida, e que foram premiados, durante os dois últimos anos, em competições acadêmicas aceitas pela Universidade. A tabela de vagas por curso foi disponibilizada no edital neste link .
Conforme o pró-reitor pró tempore de Graduação, Marcos Garcia Neira, declarou ao Jornal da USP, houve uma preocupação com a seriedade e a credibilidade das competições. Como existem muitas olimpíadas, de todos os tipos e níveis, foi criada uma comissão na USP para avaliar criteriosamente cada uma delas. O objetivo foi garantir que apenas eventos que correspondam aos critérios estabelecidos coletivamente fizessem parte da lista oficial da USP.
Além disso, neste ano, qualquer medalhista de uma olimpíada reconhecida pela USP teve a possibilidade de concorrer a qualquer curso, independentemente da área de conhecimento. Segundo Neira, o objetivo era romper a ideia de que a medalha vincularia o candidato obrigatoriamente à área da competição, focando em valorizar o esforço intelectual dos candidatos.
A classificação levou em conta o desempenho do estudante nas competições, conforme o tipo de medalha conquistada. Foram consideradas apenas medalhas individuais, com pontuação definida pelo nível da premiação: bronze valeu 1 ponto em competições nacionais e 4 em internacionais; prata correspondeu a 2 pontos nas nacionais e 5 nas internacionais; e ouro somou 3 pontos nas nacionais e 6 nas internacionais.
Entre as olimpíadas nacionais aceitas para o processo seletivo deste ano estavam a OBB (Olimpíada Brasileira de Biologia), a OBF (Olimpíada Brasileira de Física), a OBFEP (Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas), a OBG (Olimpíada Brasileira de Geografia), a OBI (Olimpíada Brasileira de Informática), a OBL (Olimpíada Brasileira de Linguística), a OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática), a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Escolas Privadas), a OBN (Olimpíada Brasileira de Neurociências), a OBQ (Olimpíada Brasileira de Química), a OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica – Teórica), a ONC (Olimpíada Nacional de Ciências) e a ONHB (Olimpíada Nacional em História do Brasil).
No âmbito internacional, foram aceitas a IBB (International Brain Bee), a IBO (International Biology Olympiad), a IChO (International Chemistry Olympiad), a IGeo (International Geography Olympiad), a IOL (International Linguistics Olympiad), a IMO (International Mathematical Olympiad), a IOI (International Olympiad in Informatics), a IPhO (International Physics Olympiad), a OIAB (Olimpíada Ibero-americana de Biologia), a OIBF (Olimpíada Ibero-americana de Física), a OII (Olimpíada Ibero-Americana de Informática), a OIM (Olimpíada Ibero-americana de Matemática) e a OIAQ (Olimpíada Ibero-americana de Química).
Para fazer a pré-matrícula virtual clique aqui . Mais informações no site da Fuvest.