
A isenção de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para motos de até 180 cilindradas proposta pelo Governo de São Paulo beneficia uma das frotas de veículos que mais cresceram nos últimos 10 anos no estado. De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), os modelos mais populares de até 180 cilindradas de motos registrados passaram de 3,3 milhões em 2015 para 4,4 milhões em 2025, alta de 33%.
Na última década, houve também aumento da frota considerando todos os tipos de veículos, além de motos e carros. A alta foi de 20% (22,3 milhões em 2005 para 27 milhões em 2025). Já o número de carros cresceu 9% no mesmo período (14 milhões em 2015 para 15,3 milhões em 2025).
Entre as motos, 4,4 milhões (77% do total) têm até 180 cilindradas. Para estar apta à isenção, a moto ainda precisa estar em situação regular de registro e licenciamento e ser de propriedade de pessoas físicas.
A isenção de IPVA foi proposta pelo Governo de São Paulo em projeto de lei, aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e sancionado em 24 de dezembro.
A mudança considerou o papel social e econômico das motocicletas no estado e foi planejada com base nas projeções fiscais, na atualização da Tabela Fipe para 2026, além de atender à Lei de Responsabilidade Fiscal.

O presidente do Sindimotos de São Paulo, Gilberto Almeida dos Santos, o Gil, afirma que a isenção tem impacto social para a categoria. O sindicato representa cerca de 1 milhão de motoboys, mototaxistas e motofretistas em todo o estado
“O Governo de São Paulo acertou em privilegiar uma massa de trabalhadores que sai todos os dias para ganhar de R$ 3 a R$ 10 por entrega. A isenção do IPVA veio em boa hora, era uma reivindicação antiga da categoria e esse valor ajuda o motoboy e o motofretista a trocar um pneu, a fazer a manutenção da moto. A categoria agradece”, disse.
O motoboy Dorival Roberto gostou de saber que economizaria nesse ano com a isenção do IPVA para motos de até 180 cilindradas, como a sua. “Com esse dinheiro, vou pagar outra parcela da moto. O valor que sobra ajuda muito um pai de família a comprar alimento para os filhos ou pagar um aluguel”, disse.
O benefício, válido para pessoas físicas, é automático para todos os veículos que se encontram na categoria. A moto precisa estar registrada no Estado de São Paulo, com documentação em situação regular de registro e de licenciamento, e ter no máximo 180 cilindradas.
Todas as informações sobre o IPVA 2026 estão disponíveis na página da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP). Pelo site, é possível tirar dúvidas, consultar valores e efetuar o pagamento do imposto, de acordo com o calendário de vencimento e as opções de pagamento disponíveis. A isenção vale apenas para o IPVA, e não elimina a obrigação do pagamento da taxa de licenciamento anual, feita de acordo com calendário do Detran-SP.