
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, por meio do Departamento de Apoio Logístico, operacionaliza, neste Carnaval, as estruturas provisórias que viabilizam a atuação das equipes no terreno, assegurando melhores condições de trabalho à tropa. Foram instalados 14 postos de comando e 34 postos elevados de observação, distribuídos nos circuitos Batatinha, Dodô e Osmar, além dos carnavais de bairro.
O Tenente Coronel Fanelli, diretor de apoio logístico do Corpo de Bombeiros, explica como funcionam as ações logísticas para a tropa no Carnaval de Salvador. “É feita uma análise estratégica junto à parte operacional da corporação, os postos de comando de bombeiro ficam localizados próximos ao circuito, e dentro do circuito temos os postos elevados onde as guarnições de bombeiros ficam a postos para atender as ocorrências. A população visualiza os bombeiros ao longo do circuito e solicita para o atendimento”, afirmou.
O investimento total do CBMBA no Carnaval de Salvador em 2026 em estruturas provisórias foi em torno de R$ 1,9 milhão. A estrutura montada pelo Corpo de Bombeiros permite uma visão privilegiada dos principais pontos de concentração de foliões e comunicação com a tropa, facilitando o atendimento às intercorrências que exigem intervenção imediata. A partir desses postos, as equipes coordenam o deslocamento do operacional.
A psicóloga Rafaela Freitas, de Salvador, se diz foliã nata e afirma que percebe sempre atuação dos profissionais do Corpo de Bombeiros durante o carnaval. “Eu observo durante todo o circuito as sinalizações do corpo de bombeiros, vejo a rota deles passando também principalmente enquanto suporte para pessoas que eventualmente estão passando mal, é extremamente necessário”, comentou.
Repórter: Pamela Simplício/GOVBA