
Técnicos do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) se reuniram, nesta quinta-feira (19), com representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), instituição que integra o Conselho Gestor da APA da Marituba do Peixe, com o objetivo de discutir e estruturar os passos iniciais para a revisão do plano de manejo da unidade de conservação.
Durante o encontro foram formalizadas as parcerias e possíveis contribuições para a formatação da revisão. Para Alex Nazário, gerente do setor de Unidades de Conservação do IMA/AL, a expectativa é o envolvimento de todo o Conselho Gestor e a participação das instituições que compõem a gestão da APA, conhecida como Pantanal Alagoano.
“É um projeto que envolve um interesse ambiental muito importante para reconstrução do plano e o restabelecimento da gestão socioambiental da área de proteção ambiental que é essencial para a região sul do estado de Alagoas”, destacou o especialista do IMA/AL.
Contabilizando 20 anos de existência, o Plano de Manejo da APA da Marituba do Peixe foi implantado em 2006 e conta com um Conselho Gestor atuante tendo, como um dos marcos da sua influência, ações diretas como a retirada da cana-de-açúcar do interior da APA e a aplicação de programas específicos ligados à educação ambiental e à implantação de módulos sanitários nos povoados próximos à várzea do Marituba.
Para Paulo Cerqueira, analista de desenvolvimento da Codevasf, a parceria vem para somar e auxiliar na atualização do plano. “Para nós é uma satisfação fazer parte do Conselho Gestor e poder contribuir com as discussões técnicas entre nossos técnicos e toda a expertise do IMA/AL. Esse momento foi de importante discussão, o que gera troca de conhecimentos”, afirmou.

Entenda sobre a gestão estadual da APA
A Área de Proteção Ambiental (APA) da Marituba do Peixe foi criada pelo Decreto Estadual nº. 32.858/1988. O seu principal objetivo é o de preservar as características ambientais e naturais, visando garantir a produtividade pesqueira e a diversidade da fauna e da flora, assim como assegurar o equilíbrio ambiental e socioeconômico da região.
A APA possui uma área de 18.600 hectares ou 186 km² e abrange parte dos municípios de Feliz Deserto, Piaçabuçu e Penedo.