Escolas estaduais se preparam para volta às aulas presenciais e especialistas apontam desafios a serem vencidos. A abertura do segundo semestre letivo em 2021 é o início de um longo processo de recuperação de aprendizagem após mais de 13 meses de escolas fechadas.
O retorno às aulas na rede pública de Alagoas não prevê mudanças em relação a protocolos preventivos da transmissão do coronavírus emitidos em outros momentos em que houve a expectativa de retomada do ensino presencial.
PROTOCOLO
Uma extensa portaria conjunta, de autoria das secretarias estaduais da Saúde (SES) e da Educação (Seduc), publicada em julho, prevê medidas para a preparação dos espaços que receberão alunos, professores e funcionários, assim como a conduta de cada um.
As principais diretrizes estão concentradas em três grandes eixos: distanciamento social e conduta de alunos, professores e funcionários; limpeza dos ambientes; readequação do espaço físico e da circulação.
PREPARAÇÃO
Uma das escolas prontas para o reinicio das aulas está no agreste alagoano no município de Teotônio Vilela, a Escola Estadual José Aprígio Brandão Vilela (EJAV), uma escola inovadora, é exemplo de ensino básico e integral profissional com vários cursos técnicos e equipe coesa e gestão eficaz e que faz a escola se destacar. Instituição com elevada estrutura, laboratórios, biblioteca, auditório, espaço de recreação amplo, horta que funciona como excelente recurso didático e uma ótima quadra poliesportiva. Amanhã, tudo isso estará em ação seguindo rígido protocolo de saúde.