Sexta, 03 de Outubro de 2025
23°C 28°C
Maceió, AL
Publicidade

Polícia Civil reforça atuação preventiva contra falsificação e adulteração de bebidas alcoólicas em Sergipe

No estado, não há registros de consumo de metanol; cerca de 200 litros de whisky foram submetidos à perícia, que não identificou a presença de subs...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Sergipe
03/10/2025 às 08h58
Polícia Civil reforça atuação preventiva contra falsificação e adulteração de bebidas alcoólicas em Sergipe
Fotos: Ascom SSP/SE

Com os recentes casos de adulterações graves em bebidas alcoólicas a nível nacional, a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica (Decon) está atuando de forma integrada e preventiva para identificar casos suspeitos em Sergipe, de modo a evitar danos à saúde humana e até mortes em todo o território sergipano. No estado, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Poço Redondo, apreendeu 200 litros de whisky com suspeitas de adulteração, e a Polícia Científica (PCi) procedeu com exames periciais que não identificaram a presença de metanol ou outras substâncias químicas nocivas à saúde humana e com potencial risco de morte. 
 
De acordo com a delegada Georlize Teles, titular da Decon, a unidade policial está atuando de forma integrada contra a adulteração de bebidas, já que tem como atribuição reprimir práticas comerciais prejudiciais à saúde humana. “Uma vez tomando conhecimento de que alguém, ao ingerir qualquer tipo de produto como bebida alcoólica, tenha algum problema de saúde, a Polícia Civil tem a atribuição legal de investigar o caso”, ressaltou.
 
Se, porventura, o consumidor tiver algum problema em decorrência da ingestão das bebidas alcoólicas, a Polícia Civil deflagra ações, inclusive com a apreensão do material e encaminhamento à PCi, como destacou a delegada Georlize Teles. “Caso haja a constatação da prática criminosa e danosa à saúde humana, a Polícia Civil busca identificar o adulterador, que será responsabilizado pelo ato criminoso. A unidade policial já vem atuando de forma preventiva, ou seja, antes mesmo da denúncia das vítimas e familiares”, ressaltou.
 
Cuidados
 
No cenário atual, a delegada relembrou cuidados que precisam ser adotados em qualquer época quando o assunto é o consumo de bebidas alcoólicas. “Orientamos, sempre, para a não ingestão de bebidas oferecidas por quem não conhece. Nos bares, sempre que possível, veja qual a bebida que está sendo servida, a exemplo do lacre, da garrafa, tudo que seja possível para verificar se há algum indicativo de suposta falsificação ou adulteração. Também tenha cuidado com as bebidas vendidas a preços muito abaixo do mercado. Olhe lacres, etiquetas e tudo o que envolve a embalagem”, pontuou.
 
Apreensão e perícia
 
Diante do aumento de casos de intoxicações graves e mortes por ingestão de metanol em outros estados do país, a Delegacia de Poço Redondo recebeu denúncias sobre supostas adulterações em bebidas, que seriam vendidas em uma festa no município, em agosto. Durante a operação, em alguns dos locais, foram apreendidas garrafas com tampa violada, com lacres sobrepostos, ou tampadas apenas com embalagem plástica. Os suspeitos alegaram que abasteciam as garrafas com whisky de menor valor para comercializá-las.
 
Todas as bebidas apreendidas pelas equipes da Polícia Civil do município de Poço Redondo foram encaminhadas ao Instituto de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF), vinculado à PCi. Após exames — que envolveram desde a verificação física das garrafas, lacres e rótulos até análises químicas do conteúdo presente nas bebidas —, os peritos criminais não identificaram a presença de metanol ou outras substâncias químicas que podem ser danosas à saúde humana.
 
Denúncias
 
Caso o consumidor suspeite, tanto de fabricação quanto da venda de bebidas adulteradas, é fundamental denunciar os casos às forças de segurança pública. Os casos de flagrante podem ser comunicados à Polícia Militar, pelo telefone 190. As denúncias também podem ser repassadas à Decon pelo Disque-Denúncia (181) ou presencialmente na sede da unidade policial, localizada na rua Divina Pastora, nº 1.134, no bairro Getúlio Vargas, das 7h às 18h.
 

Continua após a publicidade
Anúncio
Georlize Teles
Georlize Teles
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.