Sexta, 21 de Novembro de 2025
23°C 30°C
Maceió, AL
Publicidade

Maranhão na COP 30 - Estados da Amazônia Legal debatem estratégias de combate às mudanças climáticas

Mobilização conjunta dos estados reforçou a defesa da justiça social, da resiliência às mudanças climáticas e do avanço da economia verde.

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Maranhão
20/11/2025 às 22h40
Maranhão na COP 30 - Estados da Amazônia Legal debatem estratégias de combate às mudanças climáticas
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

A segunda agenda do Maranhão na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), nesta quinta-feira (20), reuniu representantes do Pará, Roraima e Maranhão para discutir a gestão sustentável e o financiamento climático na Amazônia Legal. A mobilização conjunta reforçou a defesa da justiça social, da resiliência às mudanças climáticas e do avanço da economia verde.

A Secretaria da Agricultura Familiar do Maranhão apresentou o Programa Amazônico de Gestão Sustentável (Pages), uma iniciativa pioneira no país, financiada com recursos da Alemanha por meio de um fundo internacional. O programa irá promover a gestão sustentável e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades da Amazônia.

“Este projeto aborda uma temática complexa do bioma amazônico, que é uma área de grande extensão territorial. É preciso lidar com as diversidades culturais daquele bioma e criar mecanismos locais de gestão climática. Por isso, os projetos de gestão integrada e sustentável comunitária são fundamentais. Cada comunidade recebe um financiamento para desenvolver um planejamento de gestão climática, produtiva e de comercialização”, ressaltou Ricarte Almeida, secretário adjunto da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF).

O secretário de Agricultura de Roraima, Márcio Granjeiro, destacou a importância da união dos estados para o combate às mudanças climáticas. “Um painel extremamente importante para o Maranhão e para o estado de Roraima, foi uma troca de experiência muito grande. É muito bom saber que o Maranhão está preocupado com todo o processo de mudanças climáticas, garantindo o desenvolvimento socioeconômico das suas comunidades e oportunidades para todos. Roraima também se preocupa muito com todo esse processo que está acontecendo e está trabalhando para que possamos gerar oportunidades tanto no campo quanto na cidade. Sem dúvida nenhuma, a experiência do Maranhão vem somar muito ao estado de Roraima”.

Na COP 30, os estados do Consórcio Amazônia Legal consolidaram um posicionamento coletivo, impulsionado por uma programação intensa no espaço dedicado ao bloco. A agenda destacou a importância da cooperação regional para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia.

A diretora executiva do Consórcio Interestadual Amazônia Legal, Vanessa Duarte, comemorou o sucesso do painel e exaltou os debates realizados. “Trouxemos 123 eventos para a COP e poder proporcionar este espaço de debate com pessoas de alto nível foi algo muito positivo. Tivemos debates de todos os temas possíveis, mas esses dois últimos dias, quinta-feira e sexta-feira, foram marcados pela segurança alimentar. O Maranhão participou com a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima) e a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), mostrando as potencialidades do estado. O estande do Consórcio da Amazônia destacou o protagonismo da agricultura familiar”.

Continua após a publicidade
Anúncio
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.