
A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) realizou, nesta quarta-feira (26), oficinas com funcionários da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), como parte da Campanha Laço Branco, que integra a programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A iniciativa visa sensibilizar o público masculino acerca de seu papel no combate à violência de gênero, estimulando o diálogo sobre masculinidade, responsabilidade afetiva e a construção de relações pautadas no respeito e na igualdade.
De acordo com a secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, a campanha mobiliza homens como aliados nessa luta.“Essa caminhada é de homens e mulheres, dentro do estado e da sociedade, para fortalecer não só as campanhas, mas o enfrentamento à violência contra as mulheres. Hoje foi uma das oficinas que estamos realizando aqui na UFDPar, dialogando com os homens da Planície Litorânea, trabalhando a sensibilização, a compreensão e para que eles abracem não só a campanha, mas toda a luta pelo fim da violência contra as mulheres”, destacou.

Para a corregedora da UFDPar, Kamila Rocha, o momento promoveu reflexão e desconstrução de estigmas. “O evento promovido pela Sempi permitiu que os participantes refletissem sobre seu papel nessa nova dinâmica do mundo moderno, sobre acolhimento, cuidado, amor próprio e também sobre como identificar violências que, muitas vezes, acabam reproduzindo durante a vida”, afirmou.
Isaías Ribeiro Gonçalves, servidor da universidade também destacou a importância do momento para a mudança individual. “O encontro trouxe reflexões e pensamentos sobre questões que eu ainda não tinha parado para pensar. A gente percebe que sempre precisa continuar se conhecendo, refletindo, escutando e dialogando. É isso que faz a gente crescer e repensar nossas atitudes no dia a dia”, disse.

A Campanha 21 Dias de Ativismo, realizada entre os dias 20 de novembro e 10 de dezembro, é uma mobilização mundial que busca conscientizar a sociedade sobre as diversas formas de violência contra as mulheres e fortalecer ações de enfrentamento, prevenção e promoção dos direitos das mulheres.
