
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) realizou a quinta e última edição de 2025 do Seminário de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Âmbito da Atividade Turística. Em parceria com a Prefeitura de Propriá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e o Conselho Regional de Serviço Social (Cress), o evento aconteceu nesta quarta-feira, 26, e contou com a participação de gestores e atores que compõem o Polo Turístico Velho Chico. O objetivo foi sensibilizar a sociedade, qualificar o setor turístico e ampliar a rede de proteção para a efetividade de políticas públicas que garantam um ambiente turístico seguro e respeitoso para todos.
Composto por 17 municípios, o Polo Turístico Velho Chico conta com Amparo do São Francisco, Canhoba, Canindé de São Francisco, Cedro de São João, Gararu, Ilha das Flores, Itabi, Japoatã, Monte Alegre de Sergipe, Neópolis, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo, Porto da Folha, Propriá, Santana do São Francisco e Telha. Participaram representantes das secretarias municipais do Turismo, Assistência Social e Educação das respectivas prefeituras, além de profissionais que atuam nos Conselhos Tutelares, Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
A secretária-executiva da Setur, Daniela Mesquita, destacou o papel do governo para prevenir a violência sexual contra crianças e adolescentes, desenvolvendo atividades de prevenção. “A prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no âmbito da atividade turística é responsabilidade que exige o comprometimento de toda a sociedade. Como representante da Secretaria de Estado do Turismo, destaco os profissionais desse setor, que estão na linha de frente do contato com visitantes e comunidades locais”, declarou.
Segundo Daniela Mesquita, o propósito da Setur é informar e sensibilizar gestores municipais e profissionais que compõem a cadeia produtiva do turismo. “Essa é uma ação extremamente importante, que mostra o compromisso do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, em manter nosso setor longe de práticas de turismo com finalidades sexuais”, enfatizou.
Temas importantes abordados
Nesta versão do seminário, os participantes puderam assistir a três palestras. A primeira foi proferida pela assistente social Maria de Lourdes Moreira de Jesus Alves, especialista em violência doméstica, que apresentou o tema “A atividade turística e o processo de exploração sexual de crianças e adolescentes”. Em seguida, foi a vez da também assistente social Hozana França, coordenadora do Cras Dom José Brandão de Castro e presidente do CMDCA de Propriá, discursar sobre a importância da prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no âmbito da atividade turística não apenas no município, mas em todo o estado, além de citar as ações desenvolvidas pela gestão municipal para garantir essa prevenção. Finalizando o seminário, a arteterapeuta junguiana e assistente da Secretaria de Estado do Turismo, Edvane Libório, abordou o tema “Cuidando de si”.
A assistente social Hozana França destacou a importância da temática. Segundo ela, é um tema extremamente pertinente, principalmente por Propriá ser uma cidade ribeirinha, que atrai muitos turistas. “Precisamos refletir sobre como a rede de proteção pode agir para prevenir e enfrentar os diversos tipos de abuso sofridos por crianças e adolescentes”, afirmou.
Ela ressaltou, ainda, a necessidade de campanhas educativas e o papel da sociedade nesse enfrentamento. “O seminário traz um debate essencial. Nosso município, por meio do CMDCA, tem intensificado ações preventivas e informativas, direcionadas à população e às famílias, para evitar a violação de direitos. Crianças e adolescentes são seres peculiares em desenvolvimento e precisam ser protegidos”, destacou.
A secretária municipal de Turismo e Cultura de Propriá, Patrícia Vitor, salientou que, na atual gestão, esta é a primeira vez que Propriá sedia o seminário de prevenção contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no âmbito do turismo. “Enquanto gestão municipal, estadual e regional, acho que temos, sim, a responsabilidade de, juntos, trabalhar ações de proteção. Para ser sustentável, o turismo também tem que acolher e proteger os seus. Então, este é um momento de grande importância e relevância. É um momento novo para o Baixo São Francisco poder sediar em casa este evento. Só temos a agradecer e dizer que estamos juntos para unir forças para que o turismo no estado, não somente no Baixo São Francisco, possa ser desenvolvido de forma sustentável, acolhedora e segura”, destacou.
Seminários em 2025
Antes do seminário realizado em Propriá, a Setur promoveu mais quatro eventos durante todo o ano de 2025.
O primeiro aconteceu em Aracaju, no dia 27 de maio, para os integrantes do Polo Costa dos Coqueirais, que abrange 13 municípios: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Brejo Grande, Estância, Indiaroba, Itaporanga D’Ajuda, Laranjeiras, Nossa Senhora do Socorro, Pacatuba, Pirambu, Santa Luzia do Itanhy, Santo Amaro das Brotas e São Cristóvão.
O segundo seminário ocorreu no dia 25 de julho, no município de Lagarto. Foi voltado aos integrantes do Polo Sertão das Águas, composto pelas cidades de Arauá, Boquim, Cristinápolis, Itabaianinha, Lagarto, Pedrinhas, Riachão do Dantas, Salgado, Simão Dias, Tobias Barreto, Umbaúba, Poço Verde e Tomar do Geru.
A terceira edição foi realizada no dia 26 de setembro, em Riachuelo, para os representantes do Polo dos Tabuleiros. Os municípios que o integram são: Capela, Divina Pastora, Japaratuba, Muribeca, Nossa Senhora das Dores, Riachuelo, Rosário do Catete, Santa Rosa de Lima, São Francisco, Siriri, Aquidabã, Carmópolis, Cumbe, General Maynard, Graccho Cardoso, Malhada dos Bois e Maruim.
O quarto evento, por sua vez, aconteceu no dia 31 de outubro, na cidade de Campo do Brito, para os integrantes do Polo Serras Sergipanas, cujos municípios que o compõem são Areia Branca, Frei Paulo, Itabaiana, Macambira, Pedra Mole, Ribeirópolis, São Domingos, São Miguel do Aleixo, Campo do Brito, Carira, Feira Nova, Malhador, Moita Bonita, Nossa Senhora Aparecida e Pinhão.




